A importância de uma boa consultoria na captação de crédito
Tempos difíceis demandam medidas assertivas que analisem não só o quadro atual, mas possíveis cenários que advirão. No agronegócio isso é fato e quem não atentar a essa questão tem sérias chances de sofrer ainda mais com as crises que eventualmente advierem.
Atualmente vários fatores têm acrescentado novas preocupações à já extensa lista de quem optou por atuar na área do agronegócio. Para ficar nas principais, podemos citar a crise hídrica que vivemos em Mato Grosso, os desafios que os produtores têm e terão por conta da quebra da produtividade e a dificuldade de obtenção de crédito.
Esta terceira, é bom que se entenda, acaba ocorrendo justamente em função de fatores como os outros dois já citados. Portanto, é importante que os produtores estejam preparados financeiramente, de maneira prévia, de maneira preventiva, com garantias disponíveis e liberadas para serem ofertadas em uma operação de crédito.
E por que é preciso antecipar-se? Porque o mercado aumentou a dificuldade de obtenção crédito devido ao aperto financeiro gerado pelo alto endividamento dos produtores e pela crise hídrica. Veja que há um círculo vicioso se formando e que se agrava também em função do grande número de pedidos de recuperação judicial de produtores rurais que vem ocorrendo.
As instituições financeiras estão cada vez mais criteriosas. Então, nesse sentido, o produtor precisa se profissionalizar ainda mais na forma que entrega as informações a essas instituições, na maneira de transmitir o que faz com excelência no campo, da porteira para dentro. Precisa conseguir reunir dados que demonstrem um quadro preciso de sua capacidade de produção e cumprimento das obrigações futuras. Além de contribuir para facilitar a aprovação do crédito, essas informações servirão para que bancos e financeiras identifiquem linhas mais adequadas às suas necessidades e capacidade de endividamento.
Não é algo tão simples e é nesse ponto que se mostra imprescindível o trabalho de uma empresa de consultoria que tenha expertise em assessoria técnica e financeira. De que forma ela pode ajudar? Com a disponibilização de limites pré-aprovados, cadastros com informações prontas à disposição das instituições financeiras, na elaboração de cadastro e projetos de viabilidade econômica, além da intermediação financeira para obtenção de financiamentos de longo prazo.
Como ficou mais difícil a captação de crédito por conta das maiores exigências das instituições financeiras, o produtor precisará de um trabalho mais técnico, alinhado com o que faz. O consultor irá transformando isso numa linguagem que seja a que o mercado financeiro quer ouvir, quer receber. Além de obter mais sucesso na aprovação dos recursos, o trabalho de uma consultoria garante que todo esse processo seja mais organizado e rápido. Quem atua no agronegócio sabe que a demora na análise das solicitações é outro fator preponderante e quem precisa de auxílio não tem tempo a perder.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!